Como Investir Dinheiro

Você provavelmente já ouviu falar de investimentos entre seus amigos, familiares ou colegas de trabalho.

Ao que parece, sempre tem alguém que quer ganhar dinheiro com investimentos.

No entanto, são pouquíssimas dessas pessoas que realmente investem, pois não sabem como investir ou começam sem o devido conhecimento.

Mas o que é investir e como você pode fazer investimentos conforme o seu perfil?

Investir é fazer com que o seu dinheiro renda, trabalhando por você. É fazer dinheiro usando seu próprio dinheiro para tal e somente isso. Muitas pessoas acreditam que a melhor forma de ganhar dinheiro é pelo trabalho, no entanto, essa é apenas uma das formas de ter um rendimento financeiro.

O investimento é uma maneira de você ganhar dinheiro sem ter que gastar mais tempo de trabalho para isso, sendo uma ótima opção para complementar a sua renda. Mas também é viável viver somente disso, claro, com muito planejamento.

Investir Dinheiro

Como Investir Dinheiro

Neste artigo você entenderá um pouco mais sobre como investir dinheiro. Para isso, trataremos de temas como:

  • Como escolher investimentos conforme o seu perfil?
  • Quais os investimentos oferecidos por bancos?
  • Dicas para investir

Como escolher investimentos conforme o seu perfil?

Na hora de escolher onde irão aportar seu dinheiro, os investidores devem tomar decisões de acordo com seu perfil. Mas, para isso, há algumas variáveis que devem ser consideradas e que influenciarão na decisão pelo tipo de investimento e na quantidade de dinheiro aplicado.

Segurança, fluxo de caixa e ganho de capital são alguns desses fatores. Além disso, tudo dependerá das circunstâncias da vida pessoal do investidor, se ele é mais velho ou mais jovem, de seu salário e posição na empresa em que trabalha, e claro, de seu estilo de vida, se é mais arriscado ou mais seguro.

Uma pessoa idosa, por exemplo, já aposentada, provavelmente está muito mais interessada em preservar seus investimentos do que em correr riscos. Isso porque ela precisa dos rendimentos do investimento para sobreviver, por estar aposentada, então não irá querer correr o risco de perder seu dinheiro.

Já um jovem executivo, por outro lado, deve ter uma postura completamente diferente. Por ter o tempo ao seu favor, ele pode arriscar muito mais em seus investimentos. Além disso, ele não precisa daquele dinheiro para pagar as contas, o que faz com que ele tenha mais tranquilidade em fazer investimentos mais agressivos.

Como regra geral, quanto mais curto o horizonte de tempo, mais conservador você deve ser. Já que você não terá tempo para reaver seus investimentos, caso você os perca.

Outro ponto que afeta bastante é a situação financeira do investidor. Um bilionário terá muito mais tranquilidade e facilidade em investir, e claro, objetivos bastante distintos de uma pessoa comum, que precisa de seu salário para sobreviver.

Além disso, um ponto chave é entender qual é o seu estilo. Você pratica esportes radicais, atividades de risco ou tem um emprego arriscado? Você gosta de atividades mais calmas e prefere fazer programas onde você se sente seguro e estável?

A resposta para essas perguntas irá influenciar diretamente o seu estilo de investimento, já que para perfis de investidor diferentes, se recomenda investimentos distintos. Você precisa saber quanta volatilidade você pode suportar em seus investimentos para que assim possa escolher a modalidade correta.

Quais os investimentos oferecidos por bancos?

Poupança

Um dos investimentos mais comuns e conhecidos pela população é a poupança, no entanto, é um dos que está mais longe de ter boa rentabilidade. Ele depende da taxa Selic estar em alta, uma vez que só consegue ter seu rendimento antigo de 0,5% ao mês mais a TR (taxa referencial) quando a taxa Selic está acima de 8,5%. No entanto, a taxa Selic, normalmente, tem o valor de 6,5%, ou seja, o rendimento da poupança passa a representar apenas 70% da Selic.

Porém, uma vantagem desse tipo de investimento é que ele é fácil, rápido, de baixo risco, alta liquidez e não possui limitações para o investimento inicial, o que possibilita que a pessoa possa investir mesmo que pouco. Por isso, é um ótimo lugar para começar a investir.

CDB, LCA e LCI

O Certificado de Depósito Bancário (CDB), a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) e a Letra de Crédito Imobiliário (LCI) estão entre alguns dos rendimentos de Renda Fixa favoritos entre os investidores. Eles funcionam pela compra de títulos, o que significa que você está emprestando dinheiro ao seu emissor, normalmente uma instituição financeira. Em troca, recebe uma remuneração na forma de juros, que pode ser pré ou pós-fixada.

Para fazer esse tipo de investimento, é preciso ter paciência e um objetivo em mente, já que seu dinheiro fica imobilizado por um período pré-determinado, e você não pode resgatá-lo antes do prazo de carência. No entanto, esses títulos rendem muito mais que a poupança, sendo um ótimo investimento para os que buscam segurança.

Tesouro Direto

O Tesouro Direto também é um título de renda fixa, e permite que o investidor empreste dinheiro para o governo brasileiro e receba no futuro os juros pelo empréstimo feito. É um modelo de investimento que vem se popularizando bastante entre os brasileiros. Uma das vantagens é que você pode começar investindo valores bem pequenos e também o fato de que essa é uma forma de investimento considerada segura. No entanto, é importante escolher um tipo de título do Tesouro Direto que tenha o período de aplicação de acordo com o que você deseja.

Fundos de renda fixa

Esses fundos reúnem o capital de diversos investidores e o utilizam para realizar aplicações, claro,  respeitando uma política específica de investimentos. O dinheiro investido é transformado em cotas e dado aos investidores de acordo com o valor que cada um investiu. Esse é um investimento mais complexo, no entanto, é uma opção mais segura em comparação aos fundos de ações, por exemplo.

Ações

O investimento em ações é um tipo de investimento que ouvimos muito sobre, no entanto, pouco se conhece sobre. Ele é uma modalidade um pouco mais complexa, por isso, é necessário ter conta aberta em corretora e procurar o auxílio de um especialista, já que podem haver grandes perdas.

A ação da empresa representa uma parte do negócio no qual você está investindo, ou seja, ao comprar uma ação é como você se tornasse sócio daquele empreendimento. Então, se a empresa tem lucro, você ganha com isso, mas, se ela tem prejuízo, você também perde. Assim, uma boa opção é escolher empresas sólidas para minimizar os riscos. Por ser uma modalidade arriscada, lembre-se de nunca

Como investir dinheiro

Dicas para investir

Faça o seu planejamento financeiro

A primeira dica para começar a investir é fazer o seu planejamento financeiro. Ele fornece o mapeamento das entradas e saídas do seu orçamento, ou seja, gastos e ganhos.

Com o seu planejamento em mãos, identifique os gastos supérfluos e as oportunidades de economia. Assim, você terá mais dinheiro para investir.

Estabeleça também o valor a ser aplicado e siga-o. Em pouco tempo, a diferença será nítida.

Saiba quais são os seus objetivos

Essa dica é muito importante e uma das mais essenciais para conseguir continuar investindo, mesmo quando o mercado não está “bom”. Tenha objetivos bem definidos. Eles serão uma motivação para você. Selecione três deles e divida-os em curto, médio e longo prazos. Pois assim você se manterá motivado para alcançar investimentos maiores e mais demorados.

Faça uma reserva de emergência

O primeiro foco do dinheiro investido deve ser para a formação da sua reserva de emergência. Como todo bom investidor, você também precisa estar preparado para as eventualidades.

Os especialistas recomendam que o valor do fundo de emergência seja equivalente a seis meses das suas despesas mensais.

Para investir na sua proteção, o ideal é utilizar investimentos com liquidez, pois, eles pagam rendimentos diários.

Diversifique os Investimentos

Um dos segredos para ter sucesso em seus investimentos é diversifica-los. O objetivo é aplicar o dinheiro em vários ativos para obter bons rendimentos, ficando bem mais independente das condições do mercado. Além disso, a diversificação gera mais dinheiro entrando, pois há remunerações de diversas aplicações sendo pagas. Esse dinheiro pode ser utilizado para reinvestimentos em novos ativos ou para pagar as suas contas do dia a dia.

Tenha Paciência e Disciplina

Muitos investimentos são demorados e é difícil ver ganhos de forma imediata, principalmente quando você tem pouco dinheiro para investir. Por isso, tenha controle de si mesmo. Evite tomar decisões baseadas nas vontades momentâneas e nas emoções. Priorize sempre os seus objetivos. Muitas vezes, o melhor a fazer é simplesmente controlar os ânimos e deixar o mercado fluir, caso contrário, você estará apenas alimentando ansiedades.

Click Here to Leave a Comment Below 0 comments

Leave a Reply: